Oi, tudo bem?
Sei que ando meio sumida aqui — e pretendo voltar! —, mas envio esta newsletter especialíssima para te fazer dois convites igualmente especiais.
Convite número um
Amanhã, quarta-feira, começa mais um módulo do clube do livro Escrevendo o Brasil. Vamos receber a escritora Jeovanna Vieira, autora de Virgínia mordida [Companhia das Letras, 2024], um dos sucessos do ano passado.
O clube do livro existe desde 2021 e já tivemos mais de 40 encontros com autores da literatura brasileira contemporânea — nomes como Andréa del Fuego, Tatiana Salem Levy, Nara Vidal, Ronald Lincoln, Jeferson Tenório, Carola Saavedra, Bethania Pires Amaro, entre outros. São conversas em que falamos de processo criativo, referências, mercado e o que mais os participantes quiserem saber — sempre a partir do livro do mês. Tudo fica gravado em um grupo de Facebook e você pode acessar quando quiser, quantas vezes quiser.
Os encontros são às quartas-feiras, às 19h, via Zoom. Cada encontro sai por R$80,00, via PIX, e dá direito a grupo de WhatsApp, guia de leitura com recomendações de livros feitas pelos próprios autores, desconto na Livraria da Tarde e, eventualmente, sorteio de autografados.
Neste semestre teremos ainda O último dia da infância, com Marcelo Moutinho [editora Malê, dia 26/03]; Infelizes à sua maneira, com Lucas Verzola [editora Incompleta, dia 23/04]; Neca, com Amara Moira [Companhia das Letras, dia 28/05]; Os grandes carnívoros, com Adriana Lisboa [Alfaguara, dia 25/06].
Para participar de um ou de todos os encontros — eu recomendo todos! —, basta responder este e-mail ou me escrever em mateusbaldi@gmail.com que eu passo as coordenadas :)
Convite número dois
A partir de abril, às segundas-feiras, de 19h às 21h, vou ministrar um curso de extensão na PUC-Rio junto com a professora Flávia Vieira. Se chama Lendo e escrevendo as cidades e é um misto de oficina e aula teórica. É online, você pode fazer de qualquer lugar.
Vamos ler, escrever e traçar os caminhos da relação entre cidade e sociedade desde o século XIX, apresentando diversos panoramas estéticos possíveis. Também trabalharemos com um viés duplo de gênero — gender e genre —, mostrando como as mulheres, o suspense e o terror se constituíram elementos indispensáveis na produção artística sobre a cidade.
Alguns dos tópicos que vamos discutir: a literatura policial e a cidade, novos paradigmas da representação periférica na literatura, música e cidade, aspectos históricos da formação das cidades, impacto das vanguardas na transformação das cidades, entre outros.
Para inscrições e mais informações, clique aqui.
////
Espero encontrar você no clube e no curso! :)
Se tiver alguma dúvida, basta responder este email ou escrever para mateusbaldi@gmail.com.
Beijo grande,
M.